Endereço: Av. Lino José de Seixas, 633 - Jd. dos Seixas, São José do Rio Preto/SP

Telefone: (17) 3223-1906

Escola Associada UNESCO

Somos uma Escola associada ao Programa de Escolas Associadas da Unesco. Realizamos projetos alinhados ao calendário anual da Unesco, onde juntos com nossos alunos trabalhamos os temas escolhidos pela organização, com abordagens de assuntos atuais que afetam a população mundial, desde questões ambientais, sociais e humanas, possibilitando aos pequenos vivências que contribuirão para o seu desenvolvimento e poderão auxiliar na construção de um mundo melhor. Muitas destas ações são extendidas à comunidade para termos uma maior abrangência destas “boas práticas”.

 

O que é o PEA

 

O Programa de Escolas Associadas é quase tão antigo como a própria Unesco. Foi criado para estender os objetivos dessa organização mundial, no pós-guerra, ao campo da Educação. É um braço fundamental nesse trabalho, pois a Unesco parte de um conceito simples: a guerra nasce na mente dos homens, e é lá que deve ser combatida.

 

O PEA está presente em 130 países. O Brasil é um dos países signatários da criação do PEA, mas só voltou a participar mais intensamente a partir de 1997, com a formação da Coordenação Nacional, com sede no Rio de Janeiro. Em 2007 Myriam Tricate, foi empossada oficialmente Coordenadora Nacional do Programa.

 

O objetivo fundamental do PEA é criar uma rede internacional de escolas que trabalhem pela ideia da cultura da paz. Por isso, o Programa consiste, basicamente, no estímulo a projetos ligados a um tema central, que é o Ano Internacional proposto pela Unesco, ou simplesmente dirigidos à ampliação da consciência de cidadania.

Não há investimentos de qualquer ordem, seja pela Unesco, seja pelas escolas associadas.

Toda escola associada recebe um certificado internacional de escola membro e tem o direito de utilizar a logomarca do PEA e do Ano Internacional em vigor. Pode receber também materiais eventual ou periodicamente produzidos pela Unesco e participar de concursos internacionais lançados com freqüência pela Unesco e outras instituições a ela ligadas. Por diversas vezes, alunos brasileiros foram convidados a viagens internacionais, em função dessas atividades.

 

O principal benefício, porém, é participar de uma comunidade que trabalha pelo mesmo objetivo, troca informações, compartilha projetos e ideais. Isso catalisa os esforços e repercute positivamente nas escolas, que podem ampliar o trabalho pela cultura da paz, em todas as suas formas.