Endereço: Av. Lino José de Seixas, 633 - Jd. dos Seixas, São José do Rio Preto/SP

Telefone: (17) 3223-1906

Blog

Dicas de alimentação saudável para bebê

O que avaliar antes de contratar um berçário

Muitos pais têm dúvidas relacionadas a alimentação saudável para bebê incluindo quando deve ser introduzida na rotina da criança e quais hábitos devem ser evitados.

Como iniciar a alimentação saudável para bebê

Antes de introduzir os alimentos pastosos para criança é importante consultar e seguir a orientação do pediatra, mas geralmente a partir do sexto mês o bebê já pode começar a ingerir alimentos como papinha de fruta por exemplo.

Neste período é importante apresentar diferentes sabores e já começar a criar o hábito da alimentação saudável para bebê.

Quando apresentar um sabor novo de fruta ou verdura é importante observar se a criança não apresenta nenhum sinal de alergia.

Caso isso aconteça, pare de oferecer imediatamente o alimento em questão e procure o pediatra.

 

Quais tipos de alimento devem ser oferecidos

Em geral a melhor opção são as papinhas.

Existem várias opções de papinha prontas no mercado, mas o ideal é que você faça o preparo, evitando assim que a criança entre em contato com qualquer tipo de conservante e corante.

Nos primeiros meses elas devem ser totalmente pastosas e com o passar do tempo podem conter pequenos pedaços sólidos para ensinar o bebê o movimento da mastigação e introduzir mais variedade de sabor e experiências na alimentação.

Alguns cuidados precisam ser tomados para garantir que a qualidade da alimentação saudável para bebê:

  • Higienize sempre os alimentos – Faça uma higienização completa das frutas e verduras que serão utilizadas e garanta que elas estejam frescas.
  • Triture bem os alimentos sólidos – É importante utilizar um liquidificador ou mixer para garantir que os alimentos fiquem bem triturados. Antes de oferecer para a criança, verifique com uma colher se não sobraram pedaços maiores.
  • Cozinhe bem as verduras e legumes – No caso da papinha salgada é importante cozinhar bem os alimentos.
  • Cuidado com temperos – É importante lembrar que o paladar infantil é mais sensível que os de um adulto, por isso nos primeiros meses evite completamente os temperos.
  • Cuidado com a higiene – Além de higienizar os alimentos, limpe bem o local do preparo e os utensílios que serão utilizados.
  • Sabores – Comece com papinhas de sabores únicos como papinha de maçã e banana. Perto dos 10 meses de idade você já pode oferecer misturas como batata e carne por exemplo.

Hábitos de alimentação saudável para bebê

Permita que a criança entre em contato com alguns alimentos utilizando as mãos, para que ela possa conhecer as texturas e explorar os sabores por conta própria.

É importante evitar a introdução de produtos ricos em açúcar e gordura na alimentação do bebê. Principalmente produtos industrializados e que tenham níveis elevados de conservantes e outros corantes como chocolate e sorvete.

Faça um cardápio e ofereça para a criança uma variedade grande de frutas e verduras criando assim o hábito da alimentação saudável para bebê. Faça então uma pequena lista anotando quais os alimentos que a criança prefere e quais ela não se adaptou bem.

Por fim, mesmo quando a criança já for mais velha é importante oferecer novos alimentos e encorajar ela a experimentar novos sabores.

Estas foram algumas dicas para criação de hábitos de alimentação saudável para bebê. Deixe aqui nos comentários quais alimentos seu bebê não gosta e quais ele costuma consumir com frequência.