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Dificuldades com a hora de dormir ? Veja 3 dicas que podem ajudar o seu pequeno a ter noites tranquilas e saudáveis.

Para dias cheios de energia e um bom desenvolvimento as crianças precisam ter um bom sono. Quanto menores, mais horas são necessárias, pois, este período é primordial para que ela relaxe e descanse por completo. Segundo a americana Fundação Nacional do Sono, Sleep Foundation, são recomendadas para:

Recém-nascidos (até 3 meses): de 14 a 17 horas;

Bebês (entre 4 e 11 meses): de 12 a 15 horas;

Bebês (entre 1 ano e 2 anos): de 11 a 14 horas;

Crianças pequenas (3 – 5 anos): de 10 a 13 horas; e

Crianças (6 – 13 anos): de 9 a 11 horas.

Contudo, alguns pais podem enfrentar dificuldades em criar bons hábitos de dormir para seus pequenos, por isso separamos 3 dicas básicas que te auxiliarão a garantir um momento saudável e prazeroso para seus filhos durante a noite.

  1. Crie uma rotina

Criar hábitos é bom e ensina sobre disciplina a criança, por isso uma rotina pode trazer muitos benefícios, entre eles uma boa noite de sono.

Defina uma hora de dormir e repita todos os dias, sempre garantindo que a quantidade de horas seja equivalente a faixa etária. Sabemos que com a correria do dia-a-dia e outros imprevistos, muitos pais e mães acabam chegando em casa em horários variados, e que com isso a criança que dormiria às oito horas da noite, acaba dormindo às onze para passar um tempinho a mais com os pais. Contudo, tente priorizar a noite de sono e realizar seu momento em família através de um café da manhã juntos, um almoço ou uma história antes de dormir.

Manter um horário para “desligar a mente” e se preparar para o soninho é bom para os pequenos entenderem que a noite é feita para o descanso.

  1. Evite exposição a telas e atividades agitadas antes de dormir.

Computador, televisão e celular podem inibir a produção de melatonina, que é o hormônio ligado ao sono, da mesma forma que alimentos pesados ou com muito açúcar. Atividades agitadas também estimulam o corpo e levam a um estado de euforia, o que torna mais difícil ainda a criança se desligar. Simples brincadeiras como cócegas e corrida podem elevar o batimento cardíaco e agitar ainda mais, por isso organize as atividades da criança, e caso queira fazer alguma delas, as realize 2 horas antes do momento de dormir para que assim ela tenha um sono tranquilo.

3. Faça disso um momento em família.

Faça desse momento algo especial para toda a família onde a criança entenda que este é um momento de descanso e relaxante para todos. Evite que a casa continue em um ritmo agitado.Torne o momento algo gostoso, inclua ler histórias para dormir, meditar em família, ou ouvir cantigas de ninar junto da criança.

Fonte: https://leiturinha.com.br/blog/ajudar-no-sono-das-criancas/