Endereço: Av. Lino José de Seixas, 633 - Jd. dos Seixas, São José do Rio Preto/SP

Telefone: (17) 3223-1906

GRUPOS 3, 4 e 5

 

GRUPO 3 – 3 anos (completos até o dia 31 de março)
GRUPO 4 – 4 anos (completos até o dia 31 de março)
GRUPO 5 – 5 anos (completos até o dia 31 de março)

 

Proposta Pedagógica

· Nossa proposta Pedagógica é estimular nossas crianças de forma lúdica a experimentar a linguagem oral através de estórias, músicas brincadeiras, que auxiliarão no seu desenvolvimento psicomotor, na percepção visual, tátil, auditiva, motora e social, sempre respeitando as diferenças individuais de cada criança;

· Trabalhamos como extensão do ambiente familiar da criança oportunizando situações prazerosas de aprendizagem com a aplicação de projetos semanais visando o desenvolvimento integral do aluno através das vivencias e do PROJETO FAMÍLIA NA ESCOLA;

· O professor exerce o papel de mediador entre a criança e o meio, permitindo a elas criar e recriar construindo seu conhecimento de forma lúdica e dinâmica, permeada de valores como solidariedade, amizade, compreensão e respeito;

· Desenvolvimento de projetos educacionais elaborados pela Escola, com uma abordagem lúdica e condizente com a faixa etária da turma;

· Utilização de materiais didáticos atualizados (sistema Mackenzie de Ensino);

· Informática- utilização de laptops Classmate e lousa interativa;

· As de inglês são diárias com propostas diferenciadas a cada dia da semana;

· Artes plásticas;

· Atividades corporais, musicais, jogos e estórias são trabalhados diariamente, pois desenvolvem a comunicação e a expressão corporal da criança;

· Desenvolvimento geral e pessoal nos eixos de Linguagem Oral e Escrita, Matemática, Natureza e Sociedade, Movimento, Artes, Música e Identidade e Autonomia, adequados a cada faixa etária conforme o REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA EDUCAÇÃO INFANTIL.


– ATIVIDADES EXTRAS:

· JUDÔ;
· BALLET.

 

Premissas

· Numero total de 15 crianças por turma;
· Disponibilidade de uma profissional por turma e mais uma volante;
· Para o meio período, a alimentação da criança é trazida de casa. Temos restrições com relação a salgadinho (Elma chips, etc.), guloseimas em geral;
· No período integral as crianças almoçam na Escola. A alimentação é fornecida por uma empresa especializada que disponibiliza diariamente as refeições prontas para serem consumidas e os Pais fazem a contratação diretamente com o fornecedor.

 

Espaço Físico

· Parque: espaço de recreação e faz-de-conta ao ar livre onde as crianças se interagem e desenvolvem suas habilidades motoras físicas;
· Sala de atividades: espaço apropriado para as crianças manusearem diferentes materiais que proporcionam o desenvolvimento da habilidade motora fina, fazendo desses materiais instrumentos de expressão de sua imaginação e criatividade artística;
· Refeitório: ambiente higienizado, tranquilo destinado exclusivamente para a alimentação.

Water Play:
– Desenvolvimento motor com o circuito;
– Banho de sol matinal;
– Recreação com água.

Espaço de Multiatividades:
– Apresentações e valorização da produção infantil;
– Atividades expressão corporal;
– Brincadeiras físicas e estímulo motor;
– Jogos coletivos.

Contador de Estórias:
– Estímulo das linguagens oral e escrita;
– Apreciação de livros e DVD´s educativos;
– Criação de histórias com o uso de fantoches;
– Estímulo da criatividade e produção cultural infantil;
– Exploração das estórias contadas;
– Conhecimento de diferentes gêneros textuais.

Sala Integração Sensorial:
– Estímulo da criatividade e da produção infantil;
– Integração dos cinco sentidos;
– Exploração de objetos;
– Produção e apreciação musical;
– Estímulo do tato e da imaginação.

Sala Faz de Conta:
– Estímulo lúdico com fantasias, espelhos e jogos de encaixe;
– Interpretação de papéis, enriquecida com o uso de acessórios;
– Conhecimento de seu próprio corpo, de seus membros e observações no espelho;
– Construção das identidades, desenvolvida com as brincadeiras;
– Desenvolvimento do raciocínio lógico;
– Construção da autonomia, ao proporcionar o protagonismo infantil em escolhas de brincadeiras e brinquedos.

Sala Motora:
– Desenvolvimento motor
– Conhecimento do próprio corpo e de suas capacidades;
– Brincadeiras físicas em circuitos e na piscina de bolinhas;
– Interações criança-criança e criança-educadora;
– Estímulo dos movimentos e das várias habilidades corporais (andar, engatinhar, correr, pular…).

Sala Brincando e Aprendendo:
– Conhecimento de seu próprio corpo;
– Construção das identidades;
– Estímulo motor;
– Interações;
– Realização de atividades diversificadas.

Cantinho do Artista:
– Produção de obras de arte;
– Valorização de suas próprias produções e das obras dos amigos;
– Apreciação artística.

Sala Mini Chef:
– Estímulo dos jogos simbólicos, por meio da exploração de alimentos de brinquedo, sucatas e utensílios domésticos;
– Interações criança-criança e criança-educadora nas brincadeiras culinárias;
– Incentivo à alimentação saudável, de forma lúdica e prazerosa;
– Seleção de objetos de acordo com suas categorias, ao desencadear o desenvolvimento do raciocínio lógico;
– Reinterpretação de situações cotidianas do lar, da alimentação e das relações familiares;
– Exploração das cores, sabores e cheiros dos alimentos.

Sala Multimídia:
– Início das noções básicas de informática;
– Jogos educativos na lousa digital;
– Aulas de inglês.