Endereço: Av. Lino José de Seixas, 633 - Jd. dos Seixas, São José do Rio Preto/SP

Telefone: (17) 3223-1906

Blog

Como criar uma rotina para bebê

Existem várias dúvidas com relação ao momento ideal de criar uma rotina para bebê. Mas na realidade este processo pode ser iniciado já nos primeiros meses de vida e deve ser intensificado conforme a criança vai crescendo.

Criando a rotina para bebê

O primeiro passo para criar uma rotina para bebê é definir os horários em que as atividades serão realizadas. Comece definindo coisas mais simples como o momento de tomar banho, horário para dormir e os horários para alimentar a criança.

Depois comece a utilizar estes horários como base para as atividades. Quando criar esta rotina, procure utilizar como base os horários em que costumamos fazer as refeições e dormir para acostumar o bebê a realizar estas atividades já no horário correto.

Está prática vai ajudar a criança a diferenciar o dia e a noite e já começar a criar hábitos de alimentação mais adequados para o futuro.

A rotina para bebê deve ser rígida?

É importante lembrar que o bebê ainda não tem noção de tempo e que as necessidades dele virão sempre em primeiro lugar, por isso a rotina não pode ser rígida.

Os horários da rotina para bebê devem ser utilizados mais como um guia e não necessariamente como uma regra.

O mais importante durante o processo é respeitar os desejos e necessidades da criança e adaptar os horários para melhor atender estas necessidades.

Quando posso começar a rotina para bebê?

Os pais devem decidir qual é o momento mais adequado, mas de modo geral a rotina para bebê pode ser incorporada entre os meses 3-5. Neste período ela deve ser implementada de forma suave.

Durante este período procure apenas alimentar o bebê em horários similares e com o passar do tempo comece a introduzir os horários das demais atividades como os momentos da soneca por exemplo.

Crie uma rotina específica para a hora de dormir

Durante os primeiros meses de vida a criança costuma tirar várias sonecas durante o dia e é importante que os pais criem uma rotina noturna para o sono, ajudando assim a criança a dormir no horário correto e mais tranquilamente.

Incorpore uma rotina para bebê especial para este momento, criando várias atividades que serão repetidas todos os dias no mesmo horário, fazendo que a criança saiba que este é o momento de dormir.

Considere fazer uma troca de fraldas e depois já diminuir a intensidade das luzes, criando um ambiente adequado para o sono. Opte por uma trilha sonora calma e tranquila, fazendo com que a criança comece a ficar relaxada e por fim durma.

É importante repetir o processo diariamente em um horário aproximado para garantir a criação da rotina.

Adapte a criação da rotina para bebê com as necessidades que ele apresenta. Se você perceber que a criança está com fome por exemplo, ofereça algum alimento, mesmo que um pouco mais cedo que o horário previsto. Tenha em mente que as necessidades do bebê sempre serão prioridade.

Quando contratar um berçário é sempre importante verificar a rotina que as crianças terão diariamente, bem como as atividades que serão exercidas durante o dia.

Clique no link e conheça mais sobre a Pequetitos.