Durante muitos meses, o choro é a única forma do bebê expressar como se sente: com sono? Com fome? Com frio? Com calor? Incomodado com a fralda suja? Como a fase dura um bom tempo, a mamãe terá muitas chances de aprender a interpretar cada tipo de choro do bebê. “Não tem segredo, é só ouvir o instinto materno, ter um pouquinho de paciência e logo se ganha a experiência”, confirma Áurea, mãe de sete e bisavó de três.

A prática da bisavó confirma a opinião dos especialistas: conhecimento e paciência formam a dupla necessária não só para entender a origem das lágrimas dos bebês, mas também para compreendê-las. “Cada criança é diferente da outra”, explica o puericulturista Celso. “A mãe precisa aprender com a experiência”.

Estrutura e formalização do berçário

Na hora de contratar um berçário, comece pesquisando as características que são formalmente importantes, como alvará de funcionamento e regularização por parte da Secretaria de Educação, tanto estadual quanto municipal.

Além disso, no momento de contratar um berçário verifique a parte de infraestrutura. Esta deve ser totalmente adaptada para estimular o desenvolvimento da criança, com espaços apropriados para determinadas atividades, estrutura planejada para evitar acidentes e machucados.

Outro cuidado importante quando for contratar um berçário é observar como são feitas as trocas de fralda s e a preocupação da equipe com a higiene e como os diferentes tipos de lixo são descartados. Este tipo de cuidado é fundamental para manter o ambiente limpo e livre de possíveis contaminações.

A rotina do berçário

Um outro fator que deve ser levado em consideração na hora de contratar um berçário é a rotina que a criança terá.

É importante verificar se a escola tem planejamento formal com relação aos horários das atividades das crianças, além de observar se este planejamento inclui todas as atividades relacionadas na proposta pedagógica.

Em alguns casos o próprio berçário fornece alimentos para as crianças, se este for o caso, verifique a origem destes alimentos e se existe algum planejamento prévio com relação ao cardápio que será oferecido, garantindo assim que a criança tenha uma alimentação balanceada e saudável.

Antes de contratar um berçário converse com os responsáveis para conhecer mais sobre as regras e restrições referentes a visitação por parte dos pais. Saiba se existe necessidade de avisar com antecedência, ou se é possível que você apareça em determinados momentos do dia para verificar como seu filho está.

Outros cuidados na hora de contratar um berçário

Faça uma pesquisa online, verificando se outros pais já fizeram reclamações ou elogios ao berçário em questão. Verifique também as redes sociais, lá será possível conhecer outros pais e quem sabe até entrar em contato com eles, perguntando se sua experiência com a escola infantil em questão são positivas ou não.

Durante suas visitas, além de observar as instalações e equipe, preste atenção nas outras crianças. Sempre note se elas estão bem cuidadas e felizes.

Estes fatores apesar de subjetivos podem ajudar em sua escolha no momento de contratar um berçário.

Mesmo antes da contratação, veja se é possível visitar o berçário em horários diferentes e se programe para acompanhar como são feitas as refeições e outras atividades durante o dia, assim você conhecerá melhor os processos e como a equipe se organiza para atender as crianças durante estas demandas.

Converse com os responsáveis pelo berçário e se informe se existe algum tipo de aplicativo que possibilite o acompanhamento das rotinas da criança de forma clara e objetivaEstas funcionalidades podem facilitar muito a sua vida, uma vez que você já tem diversas demandas diariamente, além de acompanhar bem de perto o desenvolvimento do seu bebê.

Se você deseja contratar um berçário que conta com estrutura e equipe de primeira, conheça a Pequetitos.

Compartilhe:

Posts recentes

Ficou alguma dúvida?

Entre em contato através dos nossos canais, agende uma visita e conheça toda nossa estrutura.

Categorias

Assine nossa newsletter

Receba mensalmente conteúdos sobre aprendizagem e estímulos na primeira infância.

Sobre nós

Nascemos do amor à infância, e é por isso que nossa grande missão é nutrir as potencialidades humanas (soft skills) de crianças de 0 a 6 anos, para que elas se tornem pessoas mais fortes, gentis, altruístas, criativas, relacionais e protagonistas de sua própria história.

Contato

Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.